www.pedro-online.comunidades.net/ 
PRINCIPIOS DIDÁCTICOS
PRINCIPIOS DIDÁCTICOS

 

CONCEITO DE PRINCIPIOS DIDÁCTICOS:

 

Princípios didácticos são aspecto gerais, normas, regras, ou ainda pontos de partidas e todas as condições didácticas-pedagogico-psicologicas que expressam os fundamentos teóricos de orientação de todo trabalho docente-educativo.

Ao seleccionar os princípios ao utilizar, os professores devem ter em conta os seguintes aspectos:

 1º  A natureza da pratica educativa esfolar numa determinada sociedade;

2º   As características do processo de conhecimentos;

3º   As particularidades metodológicas das matérias e suas manifestações concretas na pratica docente;

4º   As relações entre o ensino e o desenvolvimento dos alunos;

5º    As particularidades psicológicas de aprendizagem e o desenvolvimento conforme as idades.

 

OBJECTIVO FUNDAMENTAL:

 

Didáctica: é uma ciência cujo objectivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apoia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo. Sintetizando, poderíamos dizer que ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática.

 

 

Prática educativa e sociedade: Os professores são parte integrante do processo educativo, sendo importantes para a formação das gerações e para os padrões de sociedade que buscamos. Libâneo situa a educação como fenómeno social universal determinando o carácter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objectivos e intenções definidos. A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objectivos.

Educação, instrução e ensino A educação é apresentada com um conceito amplo, que podemos sintetizar como uma modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação da personalidade social e o carácter, sendo assim uma instituição social. Já a instrução está relacionada à formação e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, mediante o domínio de certos conhecimentos. O ensino por sua vez é conceituado aqui como as acções, meios, condições para que aconteça a instrução. Observa-se que a instrução está subordinada à educação. Estas relações criam uma relação intrincada destes três conceitos que são responsáveis pelo educar.

Educação escolar, Pedagogia e Didáctica A educação escolar é um sistema de instrução e ensino de objectivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, dando a importância da mesma para uma democratização maior dos conhecimentos. O autor coloca que as práticas educativas são que verdadeiramente podem determinar as acções da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma, diz que a Didáctica é o principal ramo de estudo da pedagogia para poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução.

A Didáctica e a formação profissional do professor- Existem duas dimensões da formação profissional do professor para o trabalho didáctico em sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico – prática, que representa o trabalho docente incluindo a didáctica, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor. Neste subtítulo, Libâneo define a didáctica como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.

 

A Escolarização e as lutas democráticas Realmente a escolarização é o processo principal para oferecer a um povo sua real possibilidade de ser livre e buscar nesta mesma medida participar das lutas democráticas, o autor tendente democracia como um conjunto de conquistas de condições sociais, políticas e culturais, pela maioria da população para participar da condução de decisões políticas e sociais. Libâneo. A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática fala também dos índices de escolarização no Brasil, mostrando a evasão escolar e a repelência como graves problemas advindos da falta de uma política pública, de igualdade nas oportunidades em educação, deixando como resultado um enorme número de analfabetos.

 

Objectivos gerais e objectivos específicos- Os objectivos são o marco inicial do processo pedagógico e social, segundo Libâneo. Os objectivos gerais explicam-se a partir de três níveis de abrangência. O primeiro nível é o sistema escolar que determina as finalidades educativas de acordo com a sociedade em que está inserido; o segundo é determinado pela escola que estabelece as directrizes e princípios do trabalho escolar; o terceiro nível é o professor que concretiza tudo isto em acções práticas na sala de aula.

Alguns objectivos educacionais- podem auxiliar os professores a determinar seus objectivos específicos e conteúdos de ensino. Entre estes objectivos educacionais destacam-se: a) colocar a educação no conjunto de lutas pela democratização da sociedade; b) oferecer a todos as crianças, sem nenhum tipo de discriminação cultural, racial ou política, uma preparação cultural e científica a partir do ensino das materiais; c) assegurar a estas crianças o desenvolvimento máximo de suas potencialidades; d) formar nos alunos a capacidade crítica e criativa em relação a matérias e sua aplicação; e) formar convicções para a vida futura; f) institucionalizar os processos de participação envolvendo todas as partes formadoras da realidade escolar. e 5 a 14 anos.

 

 

                                        

 

Conceito de métodos de ensino- Um conceito simples de método é ser o caminho para atingir um objectivo. São métodos adequados para realizar os objectivos. É importante entender que cada ramo do conhecimento desenvolve seus próprios métodos, observa-se então métodos matemáticos, sociológicos, pedagógicos, entre outros. Já ao professor em sala de aula cabe estimular e dirigir o processo de ensino utilizando um conjunto de acções, passos e procedimentos que chamamos também de método. Agora não se pode pensar em método como apenas um conjunto de procedimentos, este é apenas um detalhe do método. Portanto, o método corresponde à sequência de actividades do professor e do aluno.

A relação objectivo-conteúdo-método Um entendimento global sobre esta relação é que os métodos não têm vida sem os objectivos e conteúdos, dessa forma a assimilação dos conteúdos depende dos métodos de ensino e aprendizagem. Com isto, a maior característica deste processo é a interdependência, onde o conteúdo determina o método por ser a base informativa dos objectivos, porém, o método também pode ser conteúdo quando for objecto da assimilação. O que realmente importa é que esta relação de unidade entre objectivo-conteúdo – método constitua a base do processo didáctico.

 

CONCLUSÃO

Chegamos a conclusão que o fracasso escolar precisa ser derrotado segundo detalhadamente deste grave problema do nosso sistema escolar, detalha gráficos que apontam para um quadro onde a escola não consegue reter o aluno no sistema escolar. Aponta muitos motivos para isto, mas considera, como principal, a falta de preparo da organização escolar, metodológica e didáctica de procedimentos adequados ao trabalho com as crianças. Isto acontece devido aos planejamentos serem feitos prevendo uma criança imaginada e não a criança concreta, aquela que está inserida em um contexto único. Somente o ingresso na escola pode oferecer um ponto de partida no processo de ensino aprendizagem.

 

A didáctica como actividade pedagógica escolar realça os temas fundamentais que são:

1. Os objectivos sócio-pedagógicos;

 2. Os conteúdos escolares;

 3. Os princípios didácticos;

 4. Os métodos de ensino aprendizagem;

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Qual é a tua equipa favorita?
Barcelona
Atlético petro de Luanda
Real Madrid
1º d`Agosto
Benfica
Manchester United
Arsenal
Shelsea
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (231 votos)


ONLINE
1




Partilhe este Site...



 

 

se um dia a nossa amizade acabar sem prepositadamente lebra-se de que jamais te esquecerei, mas se alguem for até você dizendo que te esquecí chore...chore muito mesmo pois neste dia eu estarei morto.

 

 

 

eram 29 anjos, 19 apanhavam sono pela lua, 9 brincavam juntos pelas nuvens e 1 que eu adoro copleta idade hoje e só ela pode ler esta sms tão especial, feliz aiversário e prepara-te para leres várias sms durante o dia de hoje, de F.F.

 

 

 

 

 

Hoje o ceu tentou lembrar-me de ti, o vento tentou falar-me de ti mas não deixei; sabes porquê? porque doi-me sentir saudades tuas.

 

 

 

quado você nasceu, sem dúvidas caíram gotas de lágrimas do ceu, a tua mãe pensou que era chuva, mas não , era Deus chorando por ter perdido a mais bela das estrelas que estava guardada, e que era a mais especial.. você! hoje sem dúvida cairá de novo se Deus lembrar deste dia tão especial em que ele te perdeu, Deus te ama muito e eu bastante, feliz aniversário e que lembrarei sempre de ti quando chegar nesta data tão bela, escreví esta sms com muito carinho espero receberes com o mesmo, bom dia, boa tarde, boa noite, desejo tudo de bom pra ti hoje.

 

 

 

abrace a vida com paixão, pense com classe, vença com ousadia, ria por chegar este dia, chore porque eu tambem choro lembrando na minha data passada, ame a quem te ama pelo menos neste dia, viva cada minuto sem temor porque o que importa mesmo é ser feliz, beijo e feliz aniversário.

 

 

 

 

 

se você não pode ser o sol, o planeta, o mar azul, pelo menos continua sendo a estrela que deus te deu, mas nunca deixe de irradiar a luz que a tua mãe te deu  neste dia de hoje. é sempre feliz aniversário pra tí, beijo.

 

 

 

que todos os anjos, arcanjos e deus te protejam neste dia e aproximam-se nos teus ouvidos e te desejam em meu nome mais uma vez feliz aniversário.

 

 

 

sempre que estiveres triste tenta lembrares sempre desta data de hoje e das sms que te enviei, escuta sempre musica, mais que seja slow, plena lenta ou romántica sempre que estiveres triste, fica deitada na cama tira todas lágrimas dentro de ti lendo as minhas sms, por favor faz isso por mim, porque estou a escrever estas sms lindas pra ti ouvindo estes estilos de músicas, este dia todo é so teu aproveita divertir-se, procura perdoar os teus colegas que cometeram, que falaram coisas que te deixou chateada tenta ser amiga de todos porque deus deu-te o nome de estrela é pra isso, cumpre os 10 mandamentos de deus, esta é a ultima sms que mando pra ti espero que goste e que ficas bem hoje, beijo de Pedro e feliz dia 28 de Abril.