www.pedro-online.comunidades.net/ 
A sociologia e a Familia
A sociologia e a Familia

sociologia da família


Ao tomar a família como unidade de análise, a sociologia encarou-a como um grupo social inconfundível face a outros grupos sociais. A família assume formas e funções diferentes conforme o tempo e o espaço em que se situa. Tem variado muito desde meados do século XIX nos contextos de implantação da industrialização, mas foi sobretudo nas últimas três décadas do século XX que mais sofreu mutações nas sociedades industrializadas. A sociologia da família estuda factos tão diferentes como o casamento, sua duração e estabilidade, a escolha do cônjuge, a dimensão da família, a procriação voluntária, os papéis feminino e masculino, as relações de casal, o papel central da criança, o novo estatuto de adolescente, ou as relações de parentesco alargado.
A família tem sido objeto de diferentes abordagens sociológicas, entre as quais a institucional, a estrutural-funcionalista, a marxista e a interaccionista. A abordagem institucional encara a família como a instituição base de toda a sociedade e estuda-a nas funções que desempenha face às outras instituições sociais, políticas, económicas e educativas dessa sociedade. Esta foi a perspetiva que dominou a sociologia clássica do século XIX e início do século XX. Está hoje ultrapassada após as críticas que lhe foram dirigidas de enfatizar os aspetos estáticos e assumir arbitrariamente um modelo familiar nuclear como universal.
A abordagem estrutural-funcionalista acentua, ao contrário da anterior, que a família não deve ser encarada como uma "microssociedade" que incorpora em si as principais funções sociais. Ela corresponde antes a um subsistema social com funções especializadas que são a resposta a um conjunto de expectativas socialmente condicionadas. Essas funções especializadas seriam basicamente a socialização primária dos filhos e a estabilização psicológica do adulto, indispensáveis para a perpetuação da sociedade. A abordagem estrutural-funcionalista define ainda os papéis dentro da família. Este modelo defendido, entre outros, por Talcott Parsons, foi objeto de muitas críticas.Para a abordagem marxista, a família é sempre produto histórico de cada formação sócio-económica pois as suas formas de solidariedade interna derivam dos tipos de divisão social do trabalho. Assim, a família da sociedade capitalista seria um retrato em miniatura da sociedade de classes, com uma classe (os homens) oprimindo a outra classe (as mulheres) e o casamento seria uma forma de antagonismo de classes em que o bem-estar de uma deriva da repressão de outra.
A abordagem interaccionista interpreta a vida familiar a um nível microssociológico, chamando a atenção para as complexas inter-relações que ligam os seus elementos. Ernest Burgess propôs-se estudar a família como uma unidade de pessoas em interação construindo continuamente as suas relações.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Qual é a tua equipa favorita?
Barcelona
Atlético petro de Luanda
Real Madrid
1º d`Agosto
Benfica
Manchester United
Arsenal
Shelsea
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (216 votos)


ONLINE
3




Partilhe este Site...



 

 

se um dia a nossa amizade acabar sem prepositadamente lebra-se de que jamais te esquecerei, mas se alguem for até você dizendo que te esquecí chore...chore muito mesmo pois neste dia eu estarei morto.

 

 

 

eram 29 anjos, 19 apanhavam sono pela lua, 9 brincavam juntos pelas nuvens e 1 que eu adoro copleta idade hoje e só ela pode ler esta sms tão especial, feliz aiversário e prepara-te para leres várias sms durante o dia de hoje, de F.F.

 

 

 

 

 

Hoje o ceu tentou lembrar-me de ti, o vento tentou falar-me de ti mas não deixei; sabes porquê? porque doi-me sentir saudades tuas.

 

 

 

quado você nasceu, sem dúvidas caíram gotas de lágrimas do ceu, a tua mãe pensou que era chuva, mas não , era Deus chorando por ter perdido a mais bela das estrelas que estava guardada, e que era a mais especial.. você! hoje sem dúvida cairá de novo se Deus lembrar deste dia tão especial em que ele te perdeu, Deus te ama muito e eu bastante, feliz aniversário e que lembrarei sempre de ti quando chegar nesta data tão bela, escreví esta sms com muito carinho espero receberes com o mesmo, bom dia, boa tarde, boa noite, desejo tudo de bom pra ti hoje.

 

 

 

abrace a vida com paixão, pense com classe, vença com ousadia, ria por chegar este dia, chore porque eu tambem choro lembrando na minha data passada, ame a quem te ama pelo menos neste dia, viva cada minuto sem temor porque o que importa mesmo é ser feliz, beijo e feliz aniversário.

 

 

 

 

 

se você não pode ser o sol, o planeta, o mar azul, pelo menos continua sendo a estrela que deus te deu, mas nunca deixe de irradiar a luz que a tua mãe te deu  neste dia de hoje. é sempre feliz aniversário pra tí, beijo.

 

 

 

que todos os anjos, arcanjos e deus te protejam neste dia e aproximam-se nos teus ouvidos e te desejam em meu nome mais uma vez feliz aniversário.

 

 

 

sempre que estiveres triste tenta lembrares sempre desta data de hoje e das sms que te enviei, escuta sempre musica, mais que seja slow, plena lenta ou romántica sempre que estiveres triste, fica deitada na cama tira todas lágrimas dentro de ti lendo as minhas sms, por favor faz isso por mim, porque estou a escrever estas sms lindas pra ti ouvindo estes estilos de músicas, este dia todo é so teu aproveita divertir-se, procura perdoar os teus colegas que cometeram, que falaram coisas que te deixou chateada tenta ser amiga de todos porque deus deu-te o nome de estrela é pra isso, cumpre os 10 mandamentos de deus, esta é a ultima sms que mando pra ti espero que goste e que ficas bem hoje, beijo de Pedro e feliz dia 28 de Abril.