www.pedro-online.comunidades.net/ 
PRINCIPIOS DIDÁCTICOS
PRINCIPIOS DIDÁCTICOS

 

CONCEITO DE PRINCIPIOS DIDÁCTICOS:

 

Princípios didácticos são aspecto gerais, normas, regras, ou ainda pontos de partidas e todas as condições didácticas-pedagogico-psicologicas que expressam os fundamentos teóricos de orientação de todo trabalho docente-educativo.

Ao seleccionar os princípios ao utilizar, os professores devem ter em conta os seguintes aspectos:

 1º  A natureza da pratica educativa esfolar numa determinada sociedade;

2º   As características do processo de conhecimentos;

3º   As particularidades metodológicas das matérias e suas manifestações concretas na pratica docente;

4º   As relações entre o ensino e o desenvolvimento dos alunos;

5º    As particularidades psicológicas de aprendizagem e o desenvolvimento conforme as idades.

 

OBJECTIVO FUNDAMENTAL:

 

Didáctica: é uma ciência cujo objectivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apoia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo. Sintetizando, poderíamos dizer que ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática.

 

 

Prática educativa e sociedade: Os professores são parte integrante do processo educativo, sendo importantes para a formação das gerações e para os padrões de sociedade que buscamos. Libâneo situa a educação como fenómeno social universal determinando o carácter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objectivos e intenções definidos. A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objectivos.

Educação, instrução e ensino A educação é apresentada com um conceito amplo, que podemos sintetizar como uma modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação da personalidade social e o carácter, sendo assim uma instituição social. Já a instrução está relacionada à formação e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, mediante o domínio de certos conhecimentos. O ensino por sua vez é conceituado aqui como as acções, meios, condições para que aconteça a instrução. Observa-se que a instrução está subordinada à educação. Estas relações criam uma relação intrincada destes três conceitos que são responsáveis pelo educar.

Educação escolar, Pedagogia e Didáctica A educação escolar é um sistema de instrução e ensino de objectivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, dando a importância da mesma para uma democratização maior dos conhecimentos. O autor coloca que as práticas educativas são que verdadeiramente podem determinar as acções da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma, diz que a Didáctica é o principal ramo de estudo da pedagogia para poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução.

A Didáctica e a formação profissional do professor- Existem duas dimensões da formação profissional do professor para o trabalho didáctico em sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico – prática, que representa o trabalho docente incluindo a didáctica, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor. Neste subtítulo, Libâneo define a didáctica como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.

 

A Escolarização e as lutas democráticas Realmente a escolarização é o processo principal para oferecer a um povo sua real possibilidade de ser livre e buscar nesta mesma medida participar das lutas democráticas, o autor tendente democracia como um conjunto de conquistas de condições sociais, políticas e culturais, pela maioria da população para participar da condução de decisões políticas e sociais. Libâneo. A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática fala também dos índices de escolarização no Brasil, mostrando a evasão escolar e a repelência como graves problemas advindos da falta de uma política pública, de igualdade nas oportunidades em educação, deixando como resultado um enorme número de analfabetos.

 

Objectivos gerais e objectivos específicos- Os objectivos são o marco inicial do processo pedagógico e social, segundo Libâneo. Os objectivos gerais explicam-se a partir de três níveis de abrangência. O primeiro nível é o sistema escolar que determina as finalidades educativas de acordo com a sociedade em que está inserido; o segundo é determinado pela escola que estabelece as directrizes e princípios do trabalho escolar; o terceiro nível é o professor que concretiza tudo isto em acções práticas na sala de aula.

Alguns objectivos educacionais- podem auxiliar os professores a determinar seus objectivos específicos e conteúdos de ensino. Entre estes objectivos educacionais destacam-se: a) colocar a educação no conjunto de lutas pela democratização da sociedade; b) oferecer a todos as crianças, sem nenhum tipo de discriminação cultural, racial ou política, uma preparação cultural e científica a partir do ensino das materiais; c) assegurar a estas crianças o desenvolvimento máximo de suas potencialidades; d) formar nos alunos a capacidade crítica e criativa em relação a matérias e sua aplicação; e) formar convicções para a vida futura; f) institucionalizar os processos de participação envolvendo todas as partes formadoras da realidade escolar. e 5 a 14 anos.

 

 

                                        

 

Conceito de métodos de ensino- Um conceito simples de método é ser o caminho para atingir um objectivo. São métodos adequados para realizar os objectivos. É importante entender que cada ramo do conhecimento desenvolve seus próprios métodos, observa-se então métodos matemáticos, sociológicos, pedagógicos, entre outros. Já ao professor em sala de aula cabe estimular e dirigir o processo de ensino utilizando um conjunto de acções, passos e procedimentos que chamamos também de método. Agora não se pode pensar em método como apenas um conjunto de procedimentos, este é apenas um detalhe do método. Portanto, o método corresponde à sequência de actividades do professor e do aluno.

A relação objectivo-conteúdo-método Um entendimento global sobre esta relação é que os métodos não têm vida sem os objectivos e conteúdos, dessa forma a assimilação dos conteúdos depende dos métodos de ensino e aprendizagem. Com isto, a maior característica deste processo é a interdependência, onde o conteúdo determina o método por ser a base informativa dos objectivos, porém, o método também pode ser conteúdo quando for objecto da assimilação. O que realmente importa é que esta relação de unidade entre objectivo-conteúdo – método constitua a base do processo didáctico.

 

CONCLUSÃO

Chegamos a conclusão que o fracasso escolar precisa ser derrotado segundo detalhadamente deste grave problema do nosso sistema escolar, detalha gráficos que apontam para um quadro onde a escola não consegue reter o aluno no sistema escolar. Aponta muitos motivos para isto, mas considera, como principal, a falta de preparo da organização escolar, metodológica e didáctica de procedimentos adequados ao trabalho com as crianças. Isto acontece devido aos planejamentos serem feitos prevendo uma criança imaginada e não a criança concreta, aquela que está inserida em um contexto único. Somente o ingresso na escola pode oferecer um ponto de partida no processo de ensino aprendizagem.

 

A didáctica como actividade pedagógica escolar realça os temas fundamentais que são:

1. Os objectivos sócio-pedagógicos;

 2. Os conteúdos escolares;

 3. Os princípios didácticos;

 4. Os métodos de ensino aprendizagem;

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Qual é a tua equipa favorita?
Barcelona
Atlético petro de Luanda
Real Madrid
1º d`Agosto
Benfica
Manchester United
Arsenal
Shelsea
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (369 votos)


ONLINE
1




Partilhe este Site...