www.pedro-online.comunidades.net/ 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Secção de compressor
Secção de compressor


2. Secção de compressor

 





2.1 Informações gerais

 

 

A secção de compressor de fluxo axial é constituída do rotor e do revestimento do compressor, pás da turbina guia de entrada variável e duas fileiras de pás de turbina e guia de saída.

 

No compressor, o ar é confinado ao espaço entre o rotor e o estator, onde é comprimido em etapas por uma série alternada de lâminas em formato aerodinâmico giratórias (rotor) e estacionárias (estator). As lâminas do rotor fornecem a potencia necessária para comprimir o ar em cada etapa, e as lâminas do estator conduzem o ar de forma que este entre o próximo estágio do rotor no ângulo apropriado. O ar comprimido sai através do revestimento de descarga do compressor para as câmaras de combustão. O ar é também extraído no compressor para o resfriamento da turbina e para vedação do óleo lubrificante nos mancais.

 

2.2 Conjunto do rotor do compressor  

 

 

O seguimento de compressor do rotor da turbina a gás consiste em um conjunto de rodas, um eixo de escape directo dianteiro, parafusos de fixação e as lâminas do rotor do compressor. (ver Fig.2-1).

 

Cada roda e segmento de roda do eixo de escape directo dianteiro tem fissuras perfuradas em torno de uma periferia. As lâminas do rotor são inseridas nessas fissuras e mantidas em posição axial por peças do distanciador, que por sua vez são fixadas em cada extremidade da fissura. Estas laminas têm forma aerodinâmica e são projectadas para comprimir o ar de forma eficiente as altas velocidades.

 

As rodas e eixos de escape directo são fixados uns aos outros com malhetes emparelhados para controle de concentricidade e unidos com parafusos de fixação. Seleciona-se o posicionamento das rodas durante a montagem para reduzir correcção de balanço. Após a montagem, o rotor encontra-se dinamicamente balanceado.

 

O eixo de escape directo dianteiro é maquiado para fornecer o anel de impulso que conduz as cargas de impulso dianteiras e traseiras, o moente do mancal No, 1, a superfície de vedação das vedações de óleo do mancal No. 1, assim como a vedação de ar de baixa pressão do compressor.

2.1.1  Estator

 

O conjunto de estator compreende as secções de turbina e de compressor e é composto dos revestimentos de entrada, dianteiro, traseiro e de descarga. Todos revestimentos de são divididos horizontalmente para facilitar a manutenção.

 

2.3.1      Revestimento de entrada

 

A seção de entrada direciona o fluxo de ar exterior do equipamento de entrada de ar para dentro do sistema de laminas do compressor. Esta seção contém o conjunto de pás da turbina guia de entrada, o conjunto de mancais No. 1 e vedações de ar de baixa pressão. Nos modelos de compressor N, P, e em alguns R, o ângulo da pá de turbina guia de entrada pode ser ajustado pelo sistema de controle. (Ver Fig. 2-2). 

 

 

2.3.1      Revestimento dianteiro

 

A secção dianteira do revestimento do compressor está a jusante da secção de entrada. E ela contem o sistema de laminas do estator para o estágio de 0 a 3. O ar de escape do quarto estágio do rotor (entre o o terceiro e o quarto estágio do estator) pode ser extraído através de quatro portas próxima secção terceira do revestimento do compressor.

 

 

2.3.2      Revestimento traseiro

 

 

A seção traseira, a jusante da secção dianteira, contém um sistema de lâminas de estator para o estágio 4 a 9. O ar de escape do décimo estágio de rotor (entre o nono e o decimo estágio de estator) pode ser extraído através de 4 portas em aliamento radial com as portas usadas para extração de ar do quarto estágio.

 

 2.4              Revestimento de descarga do compressor

 

 

A seção de descarga do revestimento do compressor, a jusante da secção traseira, contém um sistema de laminas do estator para o estágio 10 a 16, e os estágios 1 e 2 da para turbina guia de saída. Um segmento radiamental ampliando (d antepara ) desta secção fornece a superfície de montagem para as câmaras de combustão. Dês escoras de sustentação em formato aerodinâmico são despostas em espaços em que destantes próximos a superfície traseira da antepara, formando um ângulo interno para sustentar o conjunto de caixa interno (barril interno). o espaço entre os segmentos dianteiro do barril interno e o invólucro interior da secção de discarga forma um canal de ar anular através do qual o ar de alta pressão passa para entrar na seção de combustão. Estas áreas é projectada para desacelerar o fluxo de ar e aumentar a pressão estática do fornecimento de ar de combustão. (Ver Fig.2-3). 

 

 

2.4.1      Sistema de lâminas

 

 

Do estágio 0 ao sétimo estágio, as laminas de estator possuiem bases tipo rabo de “andorinha” que se encaixam em anéis semi circulares inseridos em caxes em forma de “T” na parede do revestimento. Apartir do oitavo estágio traseiro, as laminas de estator possuem bases retangulares inseridas em caxes em forma de “T” na parede de revestimento do compressor. Chaves de bloqueio impedema rotação das laminas.

 

As lâminas de rotor têm bases tipo rabo-de-andorinha de design ampliando que se encaixam as fissuras rabo-de-andorinha correspondentes nos aros das rodas. As lâminas de rotor são fixadas com apena do martelo in loco.

 

2.4.2      Pás de turbina guia de entrada variável

 

As pás de turbina guia de entrada variável (juntamente com extracção de ar do decimo estágio) permitem uma aceleração rápida e suave da turbina sem surto (pulsação) do compressor. Um cilindro hidráulico, montando numa base estrutural de apoio, acciona as pás de turbina guia de entrada por meio de uma grande engrenagem de anel e de múltiplas pequenas engrenagens de pião. Nas turbinas á gás que não possuem pás de turbina guia de entrada variável encontra-se, neste estágio, um anel estacionário de pás de turbina guia de entrada. (Ver Fig.2.2).       

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (1083 votos)


ONLINE
1




Partilhe esta Página