www.pedro-online.comunidades.net/ 
Criar um Site Grátis Fantástico
Matéria de FAI (formação de atitude integradoras)
Matéria de FAI (formação de atitude integradoras)

Cital de Base 2012

 

Data: 27/02/2012

A globalização

 

A globalização é a crescente interdependência de povos e países. Esse processo acelerou-se na última década em especial por causa dos grandes avanços tecnológicos. Neste período ruíram as barreiras da guerra-fria entre os dois blocos de nações. Houve também um estímulo ao comércio internacional, os grandes mercados financeiros formam integrados e viajar tornou-se mais barato e mais fácil.

 

A integração mundial produziu (cada vez mais crescente) uma série de consequência económicas, política e ambientais. Infelizmente algumas delas forma negativas. A publicação relatório de desenvolvimento humano 1999 ‘comentou’ a redução do espaço e do tempo e o desaparecimento de fronteiras ligam a vida das pessoas mais profundamente e mais intensamente do que no passado. Isso abre muitas oportunidades e possibilidades tanto para o bem como para o mal.

 

Assim como inúmeras outras relações humanas, a globalização tem o seu lado positivo e o seu lado negativo.

 

Data: 05/03/2012

 

Problema da água

 

Água: sem cor, sem cheiro, sem sabor e sem calorias, a água é vital para todas as formas de vida na terra, para manter-se saudável, mais de cinco biliões de habitantes da terra precisa consumir, em bebidas e alimentos cerca de 2,5 litros de água por dia. 

 

A maior parte da água da terra está nos mares, e a água do mar é salgada.

Apenas 3% da água do mundo é doce. Quase toda essa água cerca de 99% está retida em geleiras e calotes polares, ou nas profundezas do solo, apenas 1% está prontamente disponível á humanidade.

 

“Alguns têm outros não”

 

A distribuição desigual da água é o primeiro dos grandes problemas, calcula-se que a Ásia tem 36% da água que enche os lagos e os rios do mundo, mas este continente abriga 60% da população mundial. Encontraste o rio amazónia contém 15% das águas fluviais do mundo, mas apenas 0,4% da população mundial vivem perto para utiliza-las, também é desigual a distribuição de chuvas.

 

“Mais gente mais água”

 

O crescimento demográfico faz aumentar a demanda ou necessidade de água.

Uma população cada vez maior exige não só mais água potável mais também mais alimentos. Produzir alimentos por sua vez, exige mais água.

 

“Problemas da água”

 

Algumas soluções

 

1-     Construir fábricas de dessalinização

2-     Derreter bloco de gelo

3-     Extrair camadas

 

Trabalho em grupo: O lixo e as suas consequências.

 

 

Data: 12/03/2012

 

“Êxodo rural, causas e consequências”

 

A movimentação da população dentro de uma determinada região, geralmente em busca de melhores condições de vida, chama-se migração.

A migração em Angola reflecte, a transferência de um número significativo de pessoas dos campos para as cidades, resultante da própria insegurança verificada nas áreas rurais (os campos) afectadas pela guerra. A estes movimentos do campo para as cidades dá-se o nome de êxodo rural.

 

“Zonas urbanas (as cidades)”

 

As principais causas de migração encontram-se na procura de:

1-     Segurança física e alimentar

2-     Emprego

3-     Melhores condições de habitação

4-     Saúde e educação

 

As migrações têm efeitos tanto nas zonas de saídas (proveniência) como nas zonas de chegada ou do destino.

Efeito das migrações

 

Nas zonas de saída (emigração)

Nas zonas de chegada (imigração)

  • Os campos e as povoações perdem a mão-de-obra atrasando o desenvolvimento.
  •  Dá-se a desagregação nos núcleos familiares.
  • A população aumenta rapidamente.
  • A concentração excessiva de pessoas nas cidades aumenta as necessidades de habitação, emprego, água, energia, etc.

 

 

As más condições de vida têm ainda as consequências: fome, delinquência, prostituição, abandono escolar, etc.

 

 Data: 19/03/2012

 

“O barulho (poluição): uma irritação moderna”

 

Poluição sonora: os países variam na maneira de definir a poluição sonora. Em alguns, o barulho é qualquer som indesejável que irrite ou prejudique as pessoas, em outros, o barulho é considerado excessivo (exagero) quando interfere na tranquilidade, no conforto e na conveniência de uma pessoa.

Dois cientistas famosos, Alexandre G.Bell, o inventor de telefone, e Heinrich Hertz, um físico alemão, têm muito haver com a medição do som. Beis ou decibéis (0,1), como é mais comum medem a intensidade relativa, ao passo que Hertz medem altura ou frequência do som. Na medição do barulho, resultado em geral é fornecido em níveis de decibéis do ruído.

 

Os efeitos do barulho

 

O ouvido é o órgão mais sujeito a sofrer os danos. O dano ás sensíveis células nervosa do ouvido interno podem causar perda auditiva permanente. A repetida exposição acções acima de 80 a 90 decibéis pode levar a gradativa perda da audição.

 

Tema: qualidade de vida na nossa sociedade.

 

A desertificação e a desflorestação:

 

A desflorestação é o processo de desaparecimento de massas florestais causado pela actividade humana, pelo abastecimento realizados pela indústria madeireira, tal como para a obtenção de solo para cultivo agrícolas.

 

A sua consequência está no desaparição do absolvestes de dióxido de carbono e agrava o problema do aquecimento global.

 

Data: 04-06-2012

Estereótipos

 

São construções mentais, falsas imagens ou ideias de conteúdo lógico que estabelecem critérios racionalmente. Elas baseiam-se em característica não comprovada e não demonstradas atribuídas as pessoas, coisas e situações sociais mas que na realidade não existem.

 

O estereótipo desenvolve-se por generalização e por especificação.

Generalização: é o processo mental através do qual tendemos a associar, a toda uma categoria de pessoas, sertãs características que uma ou poucas pessoas possuem, exemplo: alguém que teve problemas de trânsito, causados por um jovem, pode concluir que todos os jovens são motoristas imprudentes.

 

Especificação: consiste na atribuição a determinada pessoa das qualidades ou defeitos considerados pertencentes a todas as pessoas da mesma categoria., exemplo: os estereótipos de que os judeus são inteligentes levam a consideração do que cada judeu é inteligente.

 

 Data: 11-06-2012

 

Agregação conceitos e tipos

 

Agregados: é uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que apesar da proximidade física, têm um mínimo de comunicação e relações sociais.

 

Os principais agregados e tipos

 

Os principais são: manifestações públicas: pessoas reunidas deliberadamente com determinado objectivo.

Residenciais: mantém-se relativamente estranho, não há entre eles contacto e interacção e também não possuem organização.

Agregados funcionais: constituem uma zona territorial onde os indivíduos têm função específica.

Multidões: pessoas ocupando determinado espaço físico.

 

Características e tipos de multidão

 

As características físicas, sociais e psicológicas da multidão são:

            - A multidão é desordenada: apesar de poder ter um líder, não possui divisão de trabalho nem sistema de posições.

            - A interacção se mostra descontrolada: espontânea, amorfa e imprevisível (não esperava acontecer).

            - É constituída por unidades uniformes. A falta de organização não permite a utilização das diferenças individuais e torna os membros iguais.

            - A multidão é anónima (sem nome): os componentes são anónimos, não carregam a sua posição social ao se integrarem fazem parte da multidão.

            - A interacção manifesta-se em termos de emoções generalizadas e de sentimentos comuns a todos os integrantes do grupo.

            - A multidão pode ser fanática: perseguindo um objectivo sem restrições (sem limites) ou considerações pelas prováveis consequências.

 

Data: 02-07-2012

Trabalho infantil

 

O trabalho infantil, refere-se a crianças que trabalham muitas horas por baixos salários, não raro em condições insalubres.

 

As causas do trabalho infantil

 

            - Exploração da pobreza: a força mais poderosa que impele (levar) as crianças no trabalho perigoso e debilitante é a exploração da pobreza. Diz o relatório situação mundial da infância (1997).

            - A falta de instrução: em países em desenvolvimento, os cortes nos gastos sociais tem atingido de maneira especialmente dura a educação. Uma pesquisa da O.N.U realizada em 1994 em 14 países subdesenvolvidos descobriu alguns factos reveladores.

Ex: metades dos alunos não têm livros.

 

Tipos de trabalho infantil

Ampla a maioria das crianças trabalhadoras presta serviços domésticos. Outras caem na categoria de trabalhadores coagidos e penhorados; outras são vítimas da exploração sexual.

 

Consequências

 

Estes tipos de trabalho expõem as crianças a sérios perigos, que talvez decorram da natureza do serviço ou de péssimas condições de trabalho.

Graves também são os efeitos do trabalho infantil sobre o desenvolvimento psicológico, emocional e intelectual das vítimas.

Obs: em geral OIT (organização internacional do trabalho), estabelece 15 anos como, idade mínima para permitir que as crianças trabalhem, contanto que 15 anos não esteja abaixo da idade de completar os anos de escolaridade obrigatória.

 

Data: 08-10-2012

Homossexualidade

 

Os conceitos sobre homossexualidade variam de uma geração para outra e de um país para outro.

Há pessoas que lutam com verdadeiros conflitos relacionados a sexualidade. Outras adoptam abertamente estilos de vida alternativos como a homossexualidade. Ainda outros agem e vestem-se como alguém do sexo oposto. Alguns submetem em algumas surgias para mudar de sexo.

 

Eventuais ou opostas causas

 

Factores genéticos, hormonais e psicológicos podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de sentimentos destorcidos em relação ao sexo. Por outro lado, alguém que tenha sofrido abuso sexual na infância, alguém com paz ou tutores que tenham dado exemplo destorcido de masculinidade e de feminilidade ou alguém que tenha ficado oposto a pornografia nos primeiros anos de vida, tem fortes tendências de adoptar um comportamento ou conduta homossexual.

 

Poligamia: é a condição de um homem ou uma mulher que tenha mais de dois cônjuges.

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (1083 votos)


ONLINE
1




Partilhe esta Página